Stress crônico - A epidemia dos tempos modernos
- Marília Valença
- 27 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
A primeira coisa a se dizer é que o stress tem seus benefícios e a sua importância.
O problema acontece quando ele não é intermitente, quando por algum motivo o stress se torna crônico, prolongado e libera em excesso e constante um hormônio chamado cortisol.
O cortisol é normalmente liberado num ritmo específico ao longo do dia. A referência do que é saudável nos ensina que ele deve estar alto pela manhã, quando você acorda e é isso que te ajuda a sair da cama e começar o dia, e ele deve diminuir gradualmente ao longo do dia para que você se sinta cansado na hora de dormir.
Mas, quando o stress é crônico e você passa a maior parte do tempo submetendo a sua estrutura física e psicológica a esse tributo, a essa demanda ininterrupta o corpo enfraquece, desgasta e envelhece prematuramente.

Essa quebra do ritmo adequado de liberação do cortisol causa um estrago no corpo e uma lista de efeitos nocivos gerados pela ruptura do ritmo saudável do cortisol. Alguns deles:
- Aumento de açúcar no sangue
- Enfraquecimento do sistema imunológico
- Possível causa de permeabilidade intestinal, o chamado leak gut síndrome, que é quando o intestino vaza substâncias para o sangue que deveriam ter sido filtradas.
- Isso também deixa você com fome e anseio por açúcar.
- Reduz sua capacidade de queimar gordura.
- Causa desequilíbrios hormonais.
- Reduz os níveis de hormônios relacionados à tireoide.
- Aumenta a gordura acumulada na barriga e também no fígado, o que chamamos de esteatose hepática.
- Depressão, ansiedade, desequilíbrios de humor
- Contribui para doença cardiovascular.
Isso não sou eu que estou dizendo, tudo está bem documentado na literatura científica.
A lista de problema de saúde causada pelo stress continua. É bem maior do que isso.
Não é exagero sugerir que o excesso de stress que não passa, aquela tensão que não se acalma, contribui pra todas as doenças crônicas modernas. Se não pra causar, pra agravar o problema.
Uma das razões pelas quais o stress crônico é tão destrutivo para a saúde, é que o nosso corpo não evoluiu pra lidar com isso. Sim! O stress crônico é um fenômeno que se tornou uma epidemia dos tempos modernos.
Portanto, o gerenciamento do stress é absolutamente crucial para otimizar a saúde e a longevidade, e merece um lugar especial na sua atenção.
Esse é assunto para o próximo artigo. Te espero lá!
O que você achou desse artigo? Deixe nos comentários. :)
Comments