Prevenção de doenças
- Marília Valença
- 18 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de abr. de 2020

PREVENÇÃO DE DOENÇAS
Imagino que você gostaria de saber como prevenir as doenças que mais matam na atualidade.
Pois bem! Vamos fazer o caminho inverso e entender como essas doenças surgem qual a grande causa do seu aparecimento.
Essas doenças são chamadas de doenças crônicas não transmissíveis. As mais importantes são diabetes, hipertensão arterial, obesidade e doenças cardiovasculares (as mais comuns são infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
Estudos mostram que a maioria das doenças da atualidade surgem bem lentamente e são iniciadas a partir de um ESTADO INFLAMATÓRIO no organismo. Essa inflamação tem uma característica bem diferente daquela que acontece quando o corpo sofre alguma agressão, como o ataque de vírus, bactérias, fungos, um trauma, uma queda, uma queimadura e por aí vai, e acontece de repente, tem sua cura relativamente rápida e o processo termina.
Essa INFLAMAÇÃO que provoca as doenças que mais acontecem e matam, na atualidade, é uma inflamação imperceptível, não apresenta sinais, ninguém vê, mas está lá, num baixo grau, constante e comprometendo o estado de saúde dos indivíduos.
Através de alguns exames laboratoriais é possível identificar a presença dessa inflamação, e com um olhar preventivo, podemos desacelerar esse processo inflamatório e até eliminá-lo. Para isso o profissional precisa ter habilidade na observação dessas alterações.
Trazendo para a área da nutrição e considerando esse estado inflamatório presente em grande parte da população, adotar um estilo de alimentação com perfil mais anti-inflamatório ajudaria em toda essa questão? Certamente que sim!
Uma alimentação anti-inflamatória é rica em compostos bioativos, fibras e vitaminas e minerais.
Será que a alimentação das pessoas contempla esses nutrientes? Vamos conferir o que vai no prato da maioria da população:
Café da manhã
Pão branco com margarina
Café puro adoçado
Almoço
Arroz branco
Frango à milanesa
Batata frita
Feijão com bacon
Salada de alface e tomate
Temperos industrializados
Refrigerante
Sorvete/doces
Lanche da tarde
Pão com peito de peru
Suco industrializado
Jantar
Pizza
Refrigerante
Bolo recheado
Uma alimentação rica em açúcares, gorduras trans e saturadas, sal, toxinas e aditivos químicos, com perfil altamente pró-inflamatório e pró-oxidante, colaborando para o aumento dessas doenças, inclusive o câncer.
O que fazer então?
Desenvolva uma abordagem de cuidados diário com a saúde. Isso é a base do sucesso nesse campo da vida.
Comece desenvolver a curiosidade para entender melhor o seu próprio corpo, como ele funciona, quais são as particularidades e necessidades. Não deixe para fazer isso quando ele começar dar sinais de doença, de fraqueza ou mesmo de falência. Isso é válido, mas o ideal é cuidar dele antes da manifestação dos problemas. É o velho ditado, melhor e mais eficiente prevenir do que remediar.
Saber se cuidar eleva o padrão de funcionamento da sua mente, te proporcionando mais foco e excelência em tudo aquilo que você faz.
Liberte-se da ideia de que, cuidar bem de si é algo que dá muito trabalho, algo que é difícil e algo que é melhor sempre deixar pra depois.
Busque e cultive sua própria qualidade de vida, sua própria saúde.
Com saúde e energia,
Nutricionista Marília Valença.
Comments