top of page

Fatores da vida que mostram que você está adoecendo

  • Foto do escritor: Marília Valença
    Marília Valença
  • 24 de fev. de 2020
  • 2 min de leitura

Você sabia que as doenças mais frequentes na atualidade, na maioria das vezes são evitáveis? Pois então!


A nossa genética responde por aproximadamente e somente 25% do aparecimento delas, os outros 75% depende do nosso estilo de vida, ou seja, está nas nossas mãos, permitir ou não que elas aconteçam.


Nunca se teve tanta facilidade de acesso à informação sobre alimentação e sobre as maneiras de adequar o estilo de vida como temos hoje em dia. A tecnologia no campo da medicina, dos exames de imagem só crescem. E o que está acontecendo com o diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, obesidade e câncer? Só crescem também. Estranho, não? Parece que as coisas estão andando em descompasso.


De alguns anos pra cá, dois pilares importantes do estilo de vida sofreram mudanças significativas, os quais se relacionam fortemente com o comprometimento da saúde das pessoas, aumentando a incidência de todas essas doenças. São eles o sedentarismo e a mudança no padrão alimentar, com grande consumo de produtos ultra processados, industrializados, que levam à constante ingestão de substâncias nocivas ao organismo.


Para reverter esse quadro a alternativa é resgatar os hábitos que em algum momento perdemos. Voltar a comer comida de verdade, para dar ao corpo o que ele gosta e precisa para funcionar corretamente: NUTRIENTES (ferro, cálcio, magnésio, vitamina C, vitamina A, zinco etc), que só encontramos nos alimentos. Abrir menos pacotinhos e descascar mais!


A qualidade do sono também interfere na saúde, porque à noite são produzidos vários hormônios. Num corpo em desequilíbrio hormonal tudo funciona “meia boca”. E com grande frequência o sono é negligenciado. À noite as pessoas se bombardeiam de luzes de computador, celular, TV, que retardam a chegada do sono. E aquele sono reparador, que faz você acordar descansado e com disposição raramente acontece.


Pessoas que vivem estressadas tem mais chance de ficarem doentes. O estresse reduz a imunidade, manda nutrientes embora, reduz a capacidade cognitiva, compromete o estado de humor, gera ansiedade, danifica os relacionamentos e compromete a vida em sociedade. O estresse mental, ansiedade, depressão, tristeza, angústia influenciam diretamente no estado de saúde ou doença.

São todos fatores geradores de doenças e estão muito presentes na vida das pessoas. Porém, todos são evitáveis!


Não credite em algo, experimente! E verifique o que funciona para você.

Encontre o seu jeito de driblar essas situações e cuide do seu bem maior, sua vida!


Com saúde e energia,

Nutricionista Marília Valença

 
 
 

Comments


Logotipo_Nome_Monograma_Minimalista_Preto_e_Branco__6_-removebg-preview_edited.png

Avenida das Esmeraldas, 821 - sala 710 / Jd. Tangará - Marília - SP
Complexo Empresarial Villas Bôas

Tel (14) 99700-6069

  • Instagram
  • Whatsapp
  • TikTok
bottom of page