Controlando o stress
- Marília Valença

- 4 de mai. de 2020
- 3 min de leitura
Gerenciar o stress está entre os passos mais importantes pra cuidar da saúde e precisa de atenções e cuidados especiais. Os efeitos do stress crônico são muito profundos e devastadores e frequentemente é a causa da não evolução do bem estar de uma maneira geral.
Cuidar do stress é difícil, exige muito da gente, nos obriga a desacelerar, a recuar em algumas metas e nos cobra um desligamento do fluxo de acontecimentos da vida moderna. Por isso, muitas pessoas não fazem nada ou quase nada pra diminuir seus efeitos nocivos. Mesmo que temporariamente, não são coisas fáceis de fazer.

Não é fácil vencer o ritmo moderno, o nosso apego à atividade de estar sempre fazendo alguma coisa, e mesmo ao apego do fluxo contínuo de pensamentos, a gente não consegue parar de pensar.
O cuidado com o stress nos pede para priorizar o auto cuidado, em uma cultura que valoriza bem mais a produtividade e as conquistas.
Se você não está praticando algum tipo de controle do stress, é possível que esteja longe de sentir o resultado verdadeiro de todos os seus melhores esforços para a saúde: dieta e atividade física.
Você pode reduzir o stress diminuindo sua exposição total a todas as formas de stress, sejam elas psicológicas ou fisiológicas. E o psicológico é o que mais prejudica. Horários apertados demais, difíceis de cumprir, condução no trânsito, problemas financeiros, discussões com o marido ou esposa, perda de emprego e muitos outros desafios emocionais e psicológicos da vida moderna. Todos são fatores que impedem que o corpo repouse e que vão sustentando o stress crônico.
Não é possível remover completamente o stress de nossas vidas, mas, mesmo nas situações mais estressantes ainda é possível reduzir. O primeiro passo é evitar o desnecessário. Isso pode parecer óbvio, mas não é.
Aqui estão algumas dicas sobre como evitar esse stress crônico:
- Aprenda a dizer não
- Conheça seus limites e não assuma projetos ou compromissos com os quais você não vai dar conta de cumprir.
- Evite contato com pessoas que despertam esses gatilhos do stress em você. Aqueles reis e rainhas do drama, pessoas que estão sempre reclamando, sempre querendo receber e nunca dão nada. Pessoas muito orgulhosas que acham que sabem de tudo sobre as coisas. Identifique aquilo que te incomoda além do que você consegue lidar e limite o tempo de convívio com essas pessoas, ou até evite-as se possível.
- Desative notícias, boqueie sites de notícia ou limite o tempo de exposição que você destina a elas e deixe mais tempo livre pra você mesmo. Se você assistir notícias ruins do mundo ardendo em chamas e começar ficar muito preocupado, isso pode sim agregar ao stress que você já está sofrendo e piorar as coisas.
- Escolha expor sua atenção a estudos, boas companhias, boas convivências, porque isso traz sentimento bom, relaxamento e te enriquece como pessoa.
- Aprenda a ouvir mais, ouça com empatia, tente entender o lado do outro, não perca tempo e energia preciosos tentando converter fundamentalistas à sua religião, à sua visão de mundo.
- Ocupe-se apenas com aquilo que te diz respeito e sob o qual você tem responsabilidade e dever para zelar.
- Abaixe seus padrões, suas expectativas, pratique a humildade. Isso é especialmente importante pra você que é perfeccionista.
- Aprenda a aceitar as coisas que você não pode mudar e seja grato por aquilo que você já é e já tem, simplesmente mude o foco de atenção.
Qualquer pessoa pode fazer isso, e o tudo que é necessário é algum treino e a prática constante para que você possa cristalizar esse talento.
A maioria das pessoas não precisa se convencer de que o stress crônico é destruidor, que provoca desordem. Muitos testemunham os efeitos negativos do stress em primeira mão, todos os dias da sua vida.
A pergunta é: o que você vai fazer pra gerenciar melhor o seu stress?




Comentários