Como nossos sentimentos podem prejudicar o emagrecimento?
- Marília Valença

- 23 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de ago. de 2020
Se você está acima do peso e acha que a causa é algum problema hormonal ou a culpa é do seu metabolismo, faz meia volta e vai pro fim da fila.
Quem come além da conta sempre tem um sentimento ou uma emoção por trás. Tudo funciona através de quatro coisas que acontecem na nossa vida e que passam pelo nosso cérebro:
1- Pensamento
2- Sentimento
3- Comportamento
4- Hábito
Vamos entender isso...

Quando eu penso em algo, eu gero um sentimento, uma emoção, que me leva a ter um comportamento. Se eu repito várias vezes esse comportamento, ele se torna um hábito, com o tempo esse hábito de torna automático, ou seja, faço sem me dar conta. Então tudo começa com um sentimento, certo?
Concorda comigo que, se as coisas funcionam assim, podemos desenvolver bons e maus hábitos, sejam eles alimentares ou não?
O grande negócio não é saber se você tem maus hábitos, mas sim, quais são eles e como estão presentes na sua vida.
Eles estão relacionados ao prazer que obtemos através da comida, aos padrões adquiridos na família, tentativa de se agradar, válvula de escape contra alguma emoção, dentre outros.
O importante é identificar o que “pega “na sua rotina. Essas 3 perguntinhas vão te ajudar a identificar se seus pensamentos estão ajudando ou boicotando seu processo de emagrecimento. Responda no seu íntimo:
1- Você come pra preencher um vazio, um sentimento de falta, e só se sente melhor quando está comendo?
2- Você valoriza muito o prazer através da comida, e o comer é a única ou uma das únicas fontes de prazer?
3- A comida é sua válvula de escape? Qualquer sentimento ou emoção é motivo pra comer? Se está triste come, se está estressado e ansioso come um chocolate, um doce pra aliviar a tensão?
Respondeu sim? Então é provável que seus sentimentos estejam “jogando contra”.
Faça uma revisão profunda sobre os hábitos alimentares e comportamentos que você tem diante da comida. Isso sim, funciona se você quer emagrecer saudável e sustentável. Emagrecer com saúde vai além de querer diminuir o número na balança, envolve conhecimento do próprio corpo, suas necessidades e suas crenças.
Isso não acontece da noite para o dia, é um processo lento e os aspectos emocionais devem ser considerados.
Deixe sua opinião nos comentários! :)




Comentários