Diabetes, como manejar?
- Marília Valença
- 7 de fev. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 27 de abr. de 2020

Já é sabido cientificamente que inúmeros fatores podem influenciar no controle do diabetes, nas oscilações glicêmicas, todos os dias naqueles pacientes que tem diabetes. E muitos desses fatores não estão sob o controle direto deles. Então, talvez o termo mais correto seja manejo e não controle.
Além do papel da comida e do exercício físico, o que mais influencia nessas oscilações?
👉 A liberação de hormônios: uma menina ou mulher que tem diabetes e está em período menstrual, tem oscilação glicêmica maior, por causa da liberação de estrógeno, e a mulher não tem controle, porque é um estado fisiológico, é algo que acontece naturalmente no corpo, sem que a pessoa faça nada para que isso aconteça.
👉 Estado de saúde: quando a pessoa está doente, com algum processo infeccioso, inflamatório, uma gripe, um resfriado, a glicemia vai oscilar mais e ela não tem controle sobre isso.
👉 Obviamente a alimentação: está no seu controle!
👉 Obviamente a atividade física: está no seu controle!
👉 Qualidade do sono: se a pessoa dorme pouco ou dorme mal, ela vai ter um pior manejo glicêmico. Procure orientação para melhorar sua qualidade de sono.
👉 Emoções negativas/estresse: tristeza, angústia, ansiedade. Descubra caminhos que tirem sua ansiedade e seu estresse. Pense o que fazer para se desestressar e reduzir a ansiedade. Isso é muito individual. Cada um tem o seu jeitinho.
Reflita sobre isso! Decida fazer o que está no seu controle! E descubra caminhos para o melhor manejo do que escapa do seu controle!
Com saúde e energia,
Nutricionista Marília Valença.
Comments